CONSELHOS PARA TRABALHAR COM O CHOCOLATE: 

 

1.   Não excederem nunca a temperatura recomendada para  derretir o chocolate puro. Na cobertura de chocolate preta em torno de 50 graus para derreter e arrefecier-a  aos 31º para temperar. 

2.   Jamais aqueça o chocolate diretamente no fogo, fazer-o ao banho maria (há panelas especiais de temperatura constante). Não cubra o recipiente porque a humidade se condensa e então se transformar numa massa muito espessa. 

3   O chocolate também pode ser derretido no microondas, mas temos de ter muito cuidado para evitar queima-lo. Coloque a posição de descongelamento do microondas, em intervalos de 30 segundos para controlar a temperatura e mexer o chocolate (não mais de 1 minuto e meio ou 2 minutos, depende da quantidade de chocolate derretido)

4   Mantenha o chocolate sempre fresco, seco e em um posto livre de odores. O pior inimigo do chocolate é a humidade. 

5.  No verão, com as altas temperaturas, o creme de avelã é possível separar um pouco de óleo, isto não é problema, mexer o creme para voltar ao seu estado normal. 

6   Se você quer fazer figuras de chocolate, as formas devem estar cerca de 32º. Mas se a cobertura é vegetal então as formas devem estar frios a (2 º a -2 º).

Receita de trufa de chocolate:

-Ingredientes: 1 litro de creme de leite líquido, 70 gramas de açúcar e 400 gramas chocolate.

Etapas ou passos a seguir:

1 - Bata o creme: O creme deve estar muito frio. Se você usa um robô, ponha uma velocidade moderada, caso contrário ele pode quebrar o creme.

Adiciona-se o açúcar pouco a pouco, quando o creme está quase montado

Deixe descansar e tomar a temperatura do ambiente.

2 - Prepare o chocolate: Derretir o chocolate ao banho-maria (você nunca deve dar fogo direto, porque se adere ao recipiente) mexer todo o tempo e não deixar que a água se misture com o chocolate. Uma vez o chocolate é totalmente líquido, desligue o fogo.

3-Adiciona-se o chocolate: Quando o creme não está frio. Continuar a derramar lentamente o chocolate liquido no creme e continuar a mexer toda a mistura (o chocolate deve cair como um fio constante). Uma vez bem misturado, e a trufa está pronta para usar.

 

Top

CHOCOLATES ALGARRA, S.L.  | chocolatesalgarra@chocolatesalgarra.com